Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Inauguração da Bilbioteca "Homenagem"







Aos vinte e seis dias do mês de março de dois mil e dez, ocorreu no Colégio Estadual Sebastião Moreira da Silveira mais um dia do diferente com várias apresentações realizadas pelos alunos. Nesse mesmo dia estavam presente ex-prefeita Glenice e seu esposo, a prefeita Maria do Socorro e Maria Eleuza, onde inauguramos a Biblioteca da Escola com o nome: Professora Maria Eleuza Francisco de Carro, em sua homenagem por ter realizado um excelente trabalho durante o tempo em que estava em atividade. Foi escrita sua biografia e lida por Maria do Socorro e em seguida todos se dirigiram à biblioteca onde ocorreu a inauguração.


“Educar é como a vida, um desafio a cada dia, e qualquer avanço, por menor que seja, se transforma para o mestre na mais profunda alegria"
J.M.T.F



BIOGRAFIA



Maria Eleuza Francisco de Castro



No dia 14 de dezembro de 1955 nasce Maria Eleusa Francisco de Castro, mulher forte, guerreira, decidida, batalhadora e que sempre acreditou que a inovação chegaria à escola. Como alfabetizadora superou suas expectativas quando com cinco meses, Ismênia e colegas já liam fluentemente, conquista que marcou sua trajetória.
Como professora unia a teoria à pratica com seriedade e muita dedicação, hoje seus alunos lembram com saudades dos tempos que não voltam mais, quando davam banho em boneco, como se fosse um recém nascido, aulas de etiqueta, culinária até mesmo como pregar um botão, a fazer barra em roupas, isso na disciplina educação para o lar.
Foi diretora na Escola Gercino Rodrigues, onde teve a oportunidade de começar a colocar em prática seus ideais. Depois de acompanhar cada acontecimento, cada tijolo que era colocado na edificação do Colégio Estadual Sebastião Moreira da Silveira, teve a recompensa de recebê-la como diretora, no dia 06 de maio de 1982, realizando assim, mais um dos seus sonhos que era dar conforto e qualidade de aprendizagem para seus alunos, pois, status não era nem nunca foi seu forte.
Durante sua gestão, criou o caixa comunitário, pois, a escola não recebia recursos e com o que era arrecadado realizava grandes façanhas, promovia desfile no dia 07 de setembro, no aniversário da cidade, na semana da alimentação e até na semana da comunidade, onde não era desfilado luxo, porém muita cultura. Criou também o grêmio estudantil com o objetivo de resgatar a cultura local e descobrir habilidades “forçadas”, porém, contribuiu para formação de grandes profissionais que hoje atuam na área da educação e em outras áreas . No colégio havia disciplina, aprendizagem e a participação de todos nos eventos promovidos.
Foi secretaria de educação, onde realizou um trabalho diferenciado que deixou marcas inesquecíveis na mente dos companheiros da época. Nesse período atuou também como coordenadora da primeira creche de Mambaí onde destacou mais uma vez sendo o braço direito da primeira dama Nenzinha, levando alegria e emocionando todas as crianças. Como coordenadora de merenda subia em caçambas, descia em buracos para fazer a distribuição da merenda escolar para as escolas mais distantes do município com sorriso nos lábios e animo incomparável.
Ministrou vários cursos de culinária para merendeiras enriquecendo seus dotes, além de ministrar também cursos para a , voltou ao Colégio Sebastião Moreira da Silveira, atuando como coordenadora de merenda onde executou um trabalho de destaque reativando a horta escolar, junto com a diretora Maria do Socorro, criou o pomar de onde foram colhidos vários frutos que serviram para complementar e implementar a merenda escolar, elaborou um projeto com Fátima e Maria do Socorro o qual resultou no laboratório de informática que a escola hoje tem , trazendo novas tecnologias e inovando o método de ensino.
Preocupada com a aprendizagem doscomunidade onde ensinava com amor e carinho. Depois de prestar notável serviço a municipal alunos sempre deu sua contribuição.
Professora aposentada será para sempre na história da educação em Mambaí a “eterna educadora” que sempre agiu com o coração, acreditou e acredita na educação para um amanhã melhor e hoje, como reconhecimento do seu trabalho exemplar a homenageamos inaugurando a biblioteca escolar como nome de “Professora Maria Eleusa Francisco de Castro”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário